News

  • 24°

    Lages
  • 23°

    Joinville

Neste ano, o 12º Knowledge Cities World Summit (KCWS), reunião da Cúpula Mundial das Cidades do Conhecimento (tradução),  terá como tema Inovação e Sustentabilidade na Era do Conhecimento. Segundo a coordenadora do evento e presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação da Fecomércio-SC, Jamile Sabatini Marques, esta era traz a necessidade da inovação de forma sustentável, com desenvolvimento econômico, social e proteção do meio ambiente, seguindo o conceito da ONU.

Pela primeira vez o KCWS será realizado no Brasil. Esta edição vai reunir, no Hotel SESC Cacupé, em Florianópolis, entre os dias 4 e 7 de novembro, governo, Academia, sociedade e empresários para debaterem como melhorar o dia a dia das pessoas e apresentar soluções para problemas históricos dos municípios, como inclusão social, mobilidade. “Uma oportunidade para quem pensa, administra ou estuda as cidades”, indica Jamile. Florianópolis foi a cidade escolhida por estar entre as cinco mais inteligentes do Brasil, de acordo com o ranking do Connected Smart Cities 2018.

Ela afirma que o princípio da cidade inteligente está no uso da tecnologia como meio de melhorar a qualidade de vida dos moradores. E aponta que, ainda mais no caso de Santa Catarina, as cidades têm culturas e riquezas diferentes, que precisam ser respeitadas. “Qual é o capital social e cultural desta ou daquela região? Quanto a cidade se desenvolve a partir daquele capital?”, explica. O KCWS é promovido pela Fecomércio-SC com a correalização do Sebrae-SC. Mais informações e inscrições pelo endereço kcws2019.com.br

 

(Matéria principal da edição conjunta de 19 e 20/10/2019 da Coluna Pelo Estado, distribuída para 20 diários integrados do interior de Santa Catarina/adisc.com.br e para os portais reunidos em scportais.com.br)