News

  • 23°

    Florianópolis
  • 24°

    Blumenau

Entrevista com presidente do CREA-SC, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann

 

Extensionista Rural da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), foi secretário municipal de Agricultura de Concórdia, gerente Regional da Epagri, chegando a diretor estadual do órgão. Também foi diretor de Política Rural da Secretaria de Estado de Agricultura.

No Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SC), foi assessor e chefe de gabinete, e responsável pela implantação do Programa CREAjr-SC. Atualmente, está na presidência da entidade e também da Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina (ASCOP).

Nesta entrevista exclusiva, Ari Geraldo Neumann fala da atuação do CREA-SC, do que fez em seu mandato até aqui e do que planeja para 2020.

 

 

ADI-SC/Adjori-SC - O senhor está cumprindo o segundo ano de mandato e tem mais um pela frente. O que destaca até aqui?

Ari Geraldo Neumann - Os dois primeiros anos foram de organização interna para superar as ameaças que estavam sobre o sistema, por conta da saída dos técnicos, o que poderia reduzir a arrecadação, e pela própria crise econômica. O esforço foi no sentido de não colocar em risco o equilíbrio financeiro do CREA de Santa Catarina. Neste segundo ano a dificuldade foi associar a reforma da sede com a manutenção do trabalho e do atendimento.

Hoje é possível dizer que o Conselho está bem. Tivemos que aperfeiçoar bastante o nosso trabalho de fiscalização, aprofundar a racionalidade nas despesas, de forma a não nos ressentirmos da saída dos técnicos e para enfrentarmos a crise que afetou o país. Os técnicos criaram um conselho próprio, mas representavam cerca de 12% da arrecadação com ARTs (Anotação de Responsabilidade Técnica), além do recolhimento em anuidades, que chegava a praticamente 50%. Em números redondos, éramos 60 mil e hoje somos 50 mil.

 

Leia a entrevista completa em adisc.com.br e em scportais.com.br

 

(Abertura da entrevista de 04/11/2019 da Coluna Pelo Estado, distribuída para 20 diários integrados do interior de Santa Catarina/adisc.com.br e para os portais reunidos em scportais.com.br)