News

  • 23°

    Florianópolis
  • 23°

    Joinville

Não há quem não se surpreenda com o fato de a Capital catarinense, Florianópolis, ser formada em parte por uma ilha, mas não ter transporte público marítimo e tampouco uma marina. Na tarde de ontem essa história pode ter começado a mudar. É que o prefeito da Capital, Gean Loureiro, fez ontem a apresentação do Edital do Projeto Parque Urbano e Marina Beira Mar Norte. A cerimônia aconteceu na sede da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) com a presença de líderes políticos e empresariais. O plano inicial prevê 23 mil metros quadrados na orla para o Parque Urbano e 179 mil m² de espelho d’água privado. A estrutura será protegida por um quebra-mar e terá píeres flutuantes com capacidade para 650 vagas privadas e 60 vagas públicas. O projeto prevê ainda o píer para embarcações de transporte marítimo. Em entrevista, Loureiro falou que o investimento será totalmente privado, sem comprometer verbas públicas. “É uma obra de grande importância para cidade de Florianópolis, o estado e o país, já que vai se transformar em uma referência”, declarou ao enumerar todas as etapas que precisaram ser vencidas antes do passo dessa terça-feira. A expectativa é que as obras comecem em 2020 para conclusão em no máximo dois anos.

A cerimônia foi prestigiada por representantes das associações de Diários de Santa Catarina (ADI-SC) e dos Jornais do Interior (Adjori-SC), que consolidam o processo de integração para garantir uma maior cobertura jornalística. O interesse na pauta é porque também no interior do estado existe um número considerável de embarcações que em breve terão onde estacionar na área central de Florianópolis. Na foto, da esquerda para a direita, Valmoci de Souza e José Roberto Deschamps, respectivamente vice e presidente da Adjori-SC, o prefeito Gean Loureiro, o presidente da ACI, Ademir Arnon, e o presidente Institucional da ADI-SC, Nelson Pereira, que estava acompanhado do vice-presidente de Gestão e Finanças da entidade, Adriano Kalil.

 

(Fotolegenda da edição de 03/07/2019 da Coluna Pelo Estado, distribuída para 20 diários integrados do interior de Santa Catarina/adisc.com.br e para os portais reunidos em scportais.com.br)

  • 20.09.2019

    Porto estadualizado

    O Porto de Laguna, que já foi o mais importante de Santa Catarina e hoje, como terminal pesqueiro, responde por 9% da comercializa...

  • 19.09.2019

    Novas gerações

    Vice-presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Mauro De Nadal (MDB) recebeu grupos de estudantes nessa quarta-feira (18), os verea...

  • 18.09.2019

    Não adianta meia mudança

    A frase do título foi repetida exaustivamente pelo então candidato ao governo do Estado, comandante Moisés. E volta ...