News

  • 23°

    Florianópolis
  • 24°

    Blumenau

A Defesa Civil do Estado recebeu ontem a visita do secretário nacional da área, Alexandre Lucas. Ele veio conhecer a estrutura de proteção e defesa civil em operação em Santa Catarina. Recebido pelo chefe da Defesa Civil catarinense, João Batista Cordeiro Júnior, Lucas visitou todos os espaços do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) e reforçou que “Santa Catarina é uma referência nacional no assunto”. O secretário nacional de Defesa Civil afirmou que o estado se destaca não só pela infraestrutura que mantém, mas também pelas pessoas envolvidas e processos desenvolvidos. Durante a visita o Secretário acompanhou o trabalho de elaboração do Plano de Contingência das Pontes de Florianópolis, que ligam a ilha ao continente. A ação envolve todas as estruturas municipais e estaduais de governo e busca traçar as ações necessárias em possíveis situações de emergência.

 

Ainda no Cigerd, Alexandre Lucas teve um encontro com o governador, Carlos Moisés. Para Cordeiro Júnior, o alinhamento com o governo federal é de extrema importância. Ele exemplificou que nos últimos meses alguns avanços foram conquistados em relação aos pleitos catarinenses. “Um grande exemplo está ocorrendo na Barragem de José Boiteux, a maior do Brasil. As negociações com as comunidades indígenas estão avançadas e aguardamos agora o repasse de recursos para a reforma que vai resultar na operação normal da estrutura.”

 

(Fotolegenda e nota relacionada da edição de 09/07/2019 da Coluna Pelo Estado, distribuída para 20 diários integrados do interior de Santa Catarina/adisc.com.br e para os portais reunidos em scportais.com.br)